Provavelmente já ouviu falar da importância de gerar valor em cada uma das ações que fazemos no nosso negócio, no entanto, é importante que tenhamos um conceito claro, sobre o que oferecemos. Parece fácil, não é? Muitas vezes pensamos que conhecemos o nosso produto ou serviço, mas estamos tão apaixonados por ele, que não vemos se realmente satisfaz as necessidades ou se o resultado percebido pelo consumidor ajuda-o realmente a atingir os seus objetivos. Por este motivo, decidimos criar este artigo, para ajuda-lo a perceber se a sua proposta de valor é realmente a apropriada.

A IMPORTÂNCIA DA PROPOSTA DE VALOR

Como sabe se está no caminho certo? No momento em que um cliente sabe como responder perfeitamente sobre o que o seu negócio oferece e por que o compra, é um sinal de que o seu negócio tem uma proposta de valor adequada. Uma proposta de valor vai além de uma mera declaração de intenções sobre o que o seu cliente está interessado. Uma boa proposta de valor, vai transmitir a mensagem certa, posicionando-o perante os concorrentes, ajudando-os a atingir os seus objetivos.

Desde o início da concretização de um plano de negócios, o objetivo é fazer com que tudo siga um processo e todas as ações estejam alinhadas, mas o foco na estratégia muitas vezes desvia-nos do principal, saber o que se vende. Porquê? Quando se está a tentar criar uma mensagem ou campanha publicitária, é importante saber perfeitamente o que se quer oferecer de modo a que a transmissão da ideia seja eficaz.

Portanto, uma boa proposta de valor é aquela que comunica de maneira clara e concisa porque fazemos o que fazemos,  porque será importante para quem compra o nosso produto ou serviço, que valor diferencial dará à sua vida e como responderão às suas necessidades.

O QUE NÃO ENTENDEMOS, NÃO USAMOS

A única maneira de chegar ao seu cliente é transmitindo uma mensagem clara, numa linguagem que ele possa entender. Isto determinará o sucesso do seu negócio.

Por exemplo, o que algumas das empresas de maior sucesso fazem? Se pensarmos nos motores de pesquisa da internet, hoje todos conhecemos as funcionalidades e o valor que estes nos fornecem. É uma ferramenta que se posicionou como o principal assistente de todos os utilizadores.

No entanto, a forma como foi apresentado foi o que fez a grande diferença. Certamente que se tivéssemos sido informados sobre algoritmos e um sistema informático que pesquisa ficheiros em servidores web e devolve os resultados mais próximos da sua pesquisa, a maioria dos utilizadores não teria compreendido o que estavam a falar e que benefício obteriam dele. Mas, se em vez de usarmos uma definição técnica, e o direcionarmos para o resultado ou benefício que pode fornecer ao cliente, como “É um sistema informático que oferece respostas à sua pergunta” então, sempre que surgisse  uma questão, utilizaríamos os motores de pesquisa.

Não existe uma única proposta de valor para um produto ou serviço, é necessário ter em conta a pessoa ou a empresa a quem se dirige.

COMO CRIAR UMA PROPOSTA DE VALOR

Para que uma proposta de valor seja boa, temos de ser capazes de agrupar um conceito de tal forma que possamos compreende-lo de uma maneira fácil e recorda-lo a longo prazo.

Aqui estão três passos que deve ter atenção ao criar-la:

  1. O que fazemos e quem é o nosso público: a quem queremos vender;
  2. Como vamos fazê-lo: qual é o valor acrescentado que eu ofereço face à minha concorrência e que impacto isso vai ter no seu negócio. Por exemplo, uma boa ideia é usar palavras que indiquem movimento: apagar, acelerar, levantar, aparar, minimizar…
  3. A razão da criação: que necessidades vou cobrir aos meus clientes e como eles podem medir os resultados. Pode utilizar métricas para cobrir esta secção, tais como: a quantidade de poupança, %, tempo… quanto mais precisa seja a métrica, mais credível será.

Agora, assim que tivermos a nossa proposta de valor, precisamos de saber onde vamos comunicá-la. Utilize os canais da sua empresa (web, redes sociais, emaling…) e crie conteúdo claro e conciso que verifique a experiência do seu negócio.

Uma coisa que precisamos de saber é que, a nossa ideia como proposta não pode mudar a qualquer momento, mas é verdade que, dependendo da plataforma em que queremos divulga-la, mudará a forma como o fazemos.

VERIFIQUE O SUCESSO DA SUA PROPOSTA

É totalmente necessário medir se está a funcionar ou não. Se for o segundo caso, devemos ajustar a proposta, se mesmo assim os resultados não forem os desejados, alterá-la completamente. Se esta for a sua primeira vez na criação de uma proposta de valor ou está a pensar em alterar alguma, propomos duas táticas para que possa verificar o seu sucesso:

  • Faça um teste A/B: Desenvolva dois tipos de propostas, publique-as em diferentes plataformas e meça o seu CTR (click-through-rate), o que gerou mais conversões e envolvimento com o seu público-alvo.
  • Faça o trabalho de campo selecionando uma amostra de população e veja se eles captam a ideia que pretende transmitir à primeira e se são capazes de descrever mais tarde o que oferece.

NÃO BASTA DIZÊ-LO, DEVE SER CUMPRIDO

Uma vez que tenha a sua proposta de valor, nem todo o trabalho está feito, pelo contrário, há a parte mais difícil: Comprometer-se a 100% com a mensagem e demonstrar os resultados.

Na Leadmarket estamos comprometidos com os nossos clientes, contamos com mais de 50 profissionais qualificados em campanhas de geração de procura. Se precisar de conselhos sobre a sua estratégia e como gerar oportunidades de negócio preencha o formulário de contacto sem qualquer compromisso e entraremos em contato consigo.