MQL vs SQL

Tanto uma Marketing Qualified Lead (MQL) como uma Sales Qualified Lead (SQL) são leads qualificadas. No entanto, o tipo de qualificação varia, especialmente por serem, normalmente, desenvolvidas por departamentos diferentes e com objetivos diferentes. Por isso é que é tão importante que exista uma definição para cada uma das leads.

Para saber mais sobre a diferença entre os dois tipos de lead, veja o nosso artigo dedicado a esse tema.

Parâmetros a considerar na definição

Comportamento da lead

Um dos fatores mais importantes para diferenciar os dois tipos de lead é o comportamento da pessoa, nomeadamente como a pessoa interage com os meios digitais ou como ela entra em contacto com a empresa.

Por norma, uma pessoa que interagiu com os meios digitais e revelou algum interesse pelos seus conteúdos (preencheu um formulário, participou numa sondagem, etc.), fornecendo um pouco de informação (email ou nome, por exemplo), é considerada uma MQL. 

O que a empresa necessita de definir é qual ou quais dos comportamentos se enquadram na definição de cada lead.

 

Demografia da lead

Também é importante definir parâmetros demográficos, como regiões, faturação, número de funcionários, etc. 

No exemplo dado acima, dependendo do tipo de informação revelada, poderia ser uma SQL. Muitas vezes, quando a pessoa descreve a sua necessidade e o seu orçamento, por exemplo, já é considerada uma SQL, apesar de ter surgido pelo mesmo método que a MQL.

 

Pontuação

Atribuir pontuações a cada um dos critérios identificados como essenciais para cada uma das leads, permite à equipa de vendas prioritizar os seus contactos de follow-up. Para além disto, oferece ao departamento de marketing uma forma avaliar os seus esforços de inbound.

Defina os seus critérios e receba SQL’s

Na LeadMarket somos especialistas em angariar SQL na área das tecnologias de informação

Mais artigos

Eventos Lead

Eventos para gerar Leads

A realização de um evento real-time ou workshops corporativos são uma estratégia comprovada de geração de leads para as empresas em IT. E uma das principais razões para isto ser uma tendência é que facilita a explicação das vantagens de usar a suas soluções a empresa consegue apresentar de uma forma mais pratica e clara todas as vantagens; características e contornos dos problemas que pretende resolver e como a sua proposta de solução se pode adequar.

Ler mais »
Propuesta

Como criar a melhor proposta de valor para a tua empresa

Provavelmente já ouviu falar da importância de gerar valor em cada uma das ações que fazemos no nosso negócio, no entanto, é importante que tenhamos um conceito claro, sobre o que oferecemos. Parece fácil, não é? Muitas vezes pensamos que conhecemos o nosso produto ou serviço, mas estamos tão apaixonados por ele, que não vemos se realmente satisfaz as necessidades ou se o resultado percebido pelo consumidor ajuda-o realmente a atingir os seus objetivos.

Ler mais »
Lead Generation 2020

Tendências de Lead Generation

As iniciativas comerciais focadas em aquisição de novo negócio são processos essenciais ; mas penosos; para a maioria das equipas em Portugal. Todas as empresas precisam de gerar leads para garantir o seu crescimento orgânico e a aquisição de mercado; mas num ambiente de multi-tasking; o foco e a energia empreendidas noutros processo de vendas não permitem a cobertura destas iniciativas.

Ler mais »

Receba as melhores dicas de lead generation

* obrigatório

 © Copyright 2017. All Rights Reserved.