Tendências de Lead Generation 2020

5 Tendências de Geração de Leads

As iniciativas comerciais focadas em aquisição de novo negócio são processos essenciais; mas penosos; para a maioria das equipas em Portugal. Todas as empresas precisam de  gerar leads para garantir o seu crescimento orgânico e a aquisição de mercado; mas num ambiente de multi-tasking; o foco e a energia empreendidas noutros processo de vendas não permitem a cobertura destas iniciativas.

Existem diversos canais e estratégias de gerar novas leads – já vimos no nosso artigo de Lead Generation – no entanto, com este novo ano surgem novas tendências que não podemos ignorar e que devemos analisar cuidadosamente para determinar  a sua aplicabilidade ao Negócio.

Neste artigo deixamos as 5 tendências de Geração de Leads que a LeadMarket considera importantes para este 2020:

1. Marketing de Influencers

Esta tendência ganha força todos os anos. Hoje em dia há influenciadores para qualquer tipo de produto e os seus seguidores muitas vezes confiam nos seus conselhos e aplicam-nos no seu dia-a-dia.

Esta tendência é muitas vezes mais utilizada pelas empresas B2C, no entanto, existem também marcas ou empresas que funcionam como influenciadoras e que as empresas B2B empregam regularmente. 

Trends Lead Generation

2. Anúncios de Redes Sociais

As redes sociais estão na moda. E é que já não é usado apenas para encontrar velhos amigos, mas também para dar recomendações, deixar críticas e procurar opções de compra.

Temos de estar onde estão os nossos clientes, e é aí que temos de implementar a nossa estratégia para divulgar porque é que o nosso serviço ou produto é essencial para o nosso cliente.

De acordo com um dos últimos relatos da ”Buying experience” da Bazaarvoice, as compras de consumidores através das redes sociais aumentaram  38% nos últimos 12 meses.  E as pessoas valorizam cada vez mais o conteúdo visual de um produto.

Para as empresas B2B pode ser uma estratégia para aumentar a marca e o envolvimento no mercado.

3. Video Marketing

Existem vários tipos de vídeos que pode começar a implementar na sua estratégia, e que o diferenciem de uma forma simples e clara da concorrência:

  • Videos comparativos
  • Vídeos personalizados
  • Vídeo 360º
  • Vídeos nas  “Stories”
  • IGTV e vídeos verticais
  • Video vloging para empresas
  • Vídeos ao vivo
  • Videos e-learning

4. Email Marketing

Continua a tendência todos os anos. Mais de 3 mil milhões de pessoas em 2020 usarão um e-mail para comunicar, receber propostas, responder a preocupações, subscrever, etc. Ou seja, mais de metade da população do mundo usará um e-mail. Um grande universo de oportunidades.

Esta estratégia deve ser bem pensada e segmentada. Estima-se que a taxa aberta para e-mails personalizados seja de 18% em média.  Além disso, 59% das empresas B2B usam-na como uma ferramenta eficaz para a aquisição de chumbo.

Convidamo-lo a ver muitas outras razões pelas quais não podemos deixar o e-mail Marketing de lado: https://neetwork.com/estadisticas-de-email-marketing/

5. Chatbots

Isto é algo que está a ser usado frequentemente e promete muito nos próximos anos.

Apesar de algumas críticas sobre a falta de resposta racional que os chatbots podem dar a um cliente, esta foi resolvida com programas que geram uma resposta personalizada a cada pedido que o cliente solicita. Isto também gera rapidez no serviço ao público e permite às empresas implementar apoio 24 horas por dia. 

Estima-se que 47% das empresas utilizem chatbots para apoio ao cliente e outros 40% para assistência  (ReveChat)

Para este novo ano, espera-se que os Chatbots sejam muito mais humanos, mais inteligentes e capazes de resolver questões mais elaboradas. Espera-se também que possa simplificar processos que custam milhões de euros a uma empresa.

Veja mais vantagens dos chatbots aqui:https://www.revechat.com/blog/chatbots-trends-stats/

Conclusão

Avalie as suas estratégias de marketing e implemente projetos e ideias inovadoras que ofereçam melhores serviços ao cliente. No mix correto da estratégia de lead generation, não se esqueça que as abordagens tradicionais face-to-face não perderem o valor!

Comece 2020 com boas energias e com a definição da melhor  estratégia de Geração de Leads para a sua empresa. Contacte-nos e juntos criaremos oportunidades de negócio à medida da sua Necessidade!

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