MQL vs SQL

Tanto uma Marketing Qualified Lead (MQL) como uma Sales Qualified Lead (SQL) são leads qualificadas. No entanto, o tipo de qualificação varia, especialmente por serem, normalmente, desenvolvidas por departamentos diferentes e com objetivos diferentes. Por isso é que é tão importante que exista uma definição para cada uma das leads.

Para saber mais sobre a diferença entre os dois tipos de lead, veja o nosso artigo dedicado a esse tema.

Parâmetros a considerar na definição

Comportamento da lead

Um dos fatores mais importantes para diferenciar os dois tipos de lead é o comportamento da pessoa, nomeadamente como a pessoa interage com os meios digitais ou como ela entra em contacto com a empresa.

Por norma, uma pessoa que interagiu com os meios digitais e revelou algum interesse pelos seus conteúdos (preencheu um formulário, participou numa sondagem, etc.), fornecendo um pouco de informação (email ou nome, por exemplo), é considerada uma MQL. 

O que a empresa necessita de definir é qual ou quais dos comportamentos se enquadram na definição de cada lead.

Demografia da lead

Também é importante definir parâmetros demográficos, como regiões, faturação, número de funcionários, etc. 

No exemplo dado acima, dependendo do tipo de informação revelada, poderia ser uma SQL. Muitas vezes, quando a pessoa descreve a sua necessidade e o seu orçamento, por exemplo, já é considerada uma SQL, apesar de ter surgido pelo mesmo método que a MQL.

Pontuação

Atribuir pontuações a cada um dos critérios identificados como essenciais para cada uma das leads, permite à equipa de vendas prioritizar os seus contactos de follow-up. Para além disto, oferece ao departamento de marketing uma forma avaliar os seus esforços de inbound.